Compliance

Para além de soluções personalizadas, os nossos clientes e parceiros esperam de nós a fiabilidade na segurança e nos contactos. Portanto, é necessário que tenhamos uma estrutura organizacional adequada.

Neste contexto, estabelecemos um sistema de gestão de conformidade com os seguintes objetivos:

  • Cumprir de forma permanente as leis e regulamentos, os requisitos regulamentares e as normas geralmente reconhecidas, bem como as regras internas.
  • Evitar incorrer em responsabilidades civis e criminais, sanções e riscos para a reputação.
  • Proteger os interesses dos nossos clientes, parceiros, colaboradores e demais partes interessadas.

A fim de evitar possíveis danos, as infrações que ocorrem na organização devem ser detetadas o mais cedo possível. Só assim poderão ser tomadas as medidas necessárias a tempo de lhes pôr fim.

Por conseguinte, todos têm acesso a um sistema de comunicação interno através do qual podem ser comunicadas infrações e incumprimentos.

Este sistema não deve ser utilizado para apresentar queixas e reclamações relacionadas com os seus interesses e direitos legalmente reconhecidos enquanto tomador de seguros, segurado ou beneficiário. Para o fazer, pode contactar o nosso serviço de atendimento ao cliente.

Tem conhecimento de alguma infração na Markel?


Canais internos

Se suspeitar ou observar uma conduta pouco ética, ilegal ou imprópria, pode contactar o nosso Responsável pela Conformidade com total confidencialidade, utilizando um dos canais de comunicação internos descritos abaixo.

  • Por e-mail: alberta.zanata@markel.com
  • Por correio postal enviado para o seguinte endereço:
    Alberta Zanata
    Markel Insurance SE, filial em Espanha
    Torre de Cristal, Paseo De La Castellana 259C, Planta 34,
    28046, Madrid
  • Por telefone:
    (+34)-917-93-5244
    (+34)-674-04-1403
  • Solicitar uma reunião presencial com o Compliance Officer.

Em conformidade com as disposições dos regulamentos relativos à proteção das pessoas que denunciam infrações à lei, a Markel também lhe disponibiliza um canal para a apresentação de comunicações anónimas.

Através deste canal, pode dar informações de duas maneiras:

A Markel leva a sério todas as comunicações recebidas e investiga os factos. As infrações não serão toleradas. Ao mesmo tempo, protegemos as pessoas afetadas contra possíveis comunicações feitas de má-fé.

Canais externos

As autoridades competentes a nível nacional e regional disponibilizam-lhe canais externos para denunciar infrações no âmbito da Lei 2/2023, de 20 de fevereiro.

Princípios do processo de gestão de comunicações


Todas as investigações às comunicações recebidas serão realizadas de forma profissional e de acordo com o nosso Código de Conduta, aplicando os seguintes princípios:

  • Confidencialidade da identidade do informante e de qualquer pessoa mencionada na comunicação, impedindo o acesso do pessoal não autorizado.
  • Proteção perante retaliações contra aqueles que fazem comunicações de boa-fé.
  • Respeito pelo princípio da presunção de inocência e direito à defesa das pessoas afetadas.
  • Garantia de independência, imparcialidade e ausência de conflito de interesses da pessoa responsável pela investigação dos factos.
  • Envio de aviso de receção no prazo de sete dias de calendário a contar da receção da comunicação e resolução do inquérito no prazo máximo de três meses a contar da receção da comunicação. Em casos de especial complexidade, o prazo poderá ser prolongado até, no máximo, mais três meses adicionais.
  • Possibilidade de manter comunicação com o informante e solicitar informações adicionais.
  • Cumprimento dos requisitos relativos à proteção de dados pessoais ao longo de todo o processo de investigação.

INFORMAÇÕES SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS


Responsável:
Markel Insurance SE Sucursal en España, CIF W2764898I. Objetivo: Tratar e gerir as comunicações de infracções recebidas. Direitos: Pode exercer os seus direitos de acesso, retificação, supressão, oposição, limitação e portabilidade, através dos dados de contacto indicados na nossa Política de Privacidade, bem como, se for caso disso, contactar o Responsável pela Proteção de Dados. Em caso de discrepâncias, pode apresentar uma queixa junto da Agência de Proteção de Dados. Informações adicionais: Pode encontrar mais informações na hiperligação da Política de Privacidade.